ASAE dos OGM

Em Portugal é permitida a comercialização de produtos alimentares com determinado tipo de ingredientes geneticamente modificados, desde que essa infirmação venha discriminada no rótulo da embalagem, quando a sua concentração no produto é superior a 0,9%. No entanto, é muito difícil para o consumidor saber até que ponto esta lei é ou não cumprida.

A lista de produtos que contêm OGM é extensa e inclui muitos alimentos que consumimos com frequência, sem nunca sequer nos termos apercebido que o continham. Desde as mais conhecidas marcas de batatas fritas a muitas marcas de bolachas, os alimentos que contêm ingredientes geneticamente modificados são cada vez mais habituais nos nosso supermercados, resta saber se são também comuns nos rótulos a sua indicação.

 Fica aqui uma lista feita por uma conhecida plataforma na internet contra os OGM com os produtos que contêm ingredientes geneticamente modificados, directa ou indirectamente: Lista de produtos com OGM

Nos conhecidos produtos de marca branca, ou seja, os produtos da marca própria de cada supermercado, também existem uns que utilizam OGM e outros não. Aqui ficam eles:

Fomos a alguns supermercados locais verificar as embalagens de alguns productos alimentares, com o objectivo de verificar quais apresentam na sua composição ingredientes geneticamente modificados.